terça-feira, 26 de julho de 2011

Auto-confiança em excesso


Ou se preferir, na nova ortografia: autoconfiança.
Hoje eu peguei um livrinho de auto-ajuda ( ou se preferir, na nova ortografia: autoajuda ). Não costumo ler esses livros. Não gosto muito desses livros ( e estou começando a não gostar da nova ortografia também ). Mas o fato é que passando os olhos por ele, me dei de frente com um texto cujo o título era: Auto-confiança em si mesmo. O texto até que era bem escrito e a priori parecia algo interessante. Mas não é bem assim. Algumas frases desse livro dizia o seguinte: "Você deve acreditar em si mesmo sempre, pois se você não acreditar, ninguém acreditará em você" . "Você pode fazer coisas impossíveis e tem poder pra isso"... Entre outras.
Sim. É importante acreditar em si mesmo. É importante acreditar que você pode fazer coisas inacreditáveis. Mas é importante você saber também que a auto-confiança em excesso não costuma dar bons resultados. Você pode acreditar em você mesmo, desde que isso não suba a sua cabeça de uma forma incontrolável.
A algum tempo atrás saiu no jornal que um homem depositou tanta auto-confiança que pulou do último andar de um prédio achando que poderia voar. Nem preciso falar o resultado, não é? As coisas não são bem assim. Você pode acreditar em si mesmo, desde que acredite com os seus pés no chão ( no caso do homem, literalmente ). Não adianta você achar que pode ficar horas embaixo d'água sem respirar.
Vamos acordar gente. Os personagens de filmes extraordinários tem uma mega produção por trás ( e mesmo assim, atores já morreram fazendo cenas arriscadas ). Eles não tem super poderes, são personagens fictícios. Não adianta você achar que a sua auto-confiança vai fazer sair teias de seus pulsos e fazê-lo pular de um prédio para o outro. Não adianta você achar que a sua auto-confiança vai fazer sair fogo de suas mãos. E nem laser de seus óculos.
É muito bom acreditar em nós, realmente. Mais a auto-confiança em excesso não te levará a lugares maiores do que o seu lugar.

Matheus Araujo Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário