quarta-feira, 2 de abril de 2014

O que você não pode controlar?

Hoje eu quero ser diferente dos outros textos. Confesso que nos últimos dias eu andei pensando muito mais do que eu deveria e como eu já tinha de costume... Poderia falar de muitas coisas, das minhas conclusões, das minhas dúvidas, das certezas que criei ou até mesmo das respostas que não consegui encontrar, mas, acho que nenhuma dessas coisas merecem virar texto. Não dessa vez. Eu estou aprendendo que a escrita é uma herança, logo tudo aquilo que você escreve nunca morre, sempre é relido. Então, por que eu vou escrever de alguém que não está afim de eternizar nada comigo? Por que vou insistir em histórias que já morreram?
Enfim... histórias e pensamentos a parte, hoje eu vou escrever sobre aquilo que você pode ou não ter o controle. Permita-se fazer um breve exercicio antes, e por favor, não continue este texto se não o fizer... Pense em coisas que você pode ter o controle. Talvez essas coisas sejam aquilo que você pretende e sabe que com um certo esforço pode mudar; Alguns problemas que você sabe que pode manusear; Alguns sentimentos que sabe que, mesmo com um certo esforço, você pode controlar... Feito isso gostaria que você pensasse em coisas agora que você não pode controlar. É sério, faça este exercício com você mesmo. Pense em tudo aquilo que te incomoda, que te fere, que te machuca, que te trava e que você sabe que não pode controlar... Talvez você pense no julgamento que as pessoas fazem sobre você no mundo a fora; Pense no temperamento de alguma pessoa que você sabe que precisa mudar mas que não será com suas próprias forças... Talvez seja algo mais doloroso, mais profundo, algo que você já tentou de todas as formas e sabe que está totalmente fora de seu controle. Enfim... quero te lembrar que este é um exercício seu, e que talvez o que você não possa controlar outros podem e vice-versa. Esqueça o que a sociedade padronizou de que "podemos resolver". Você tem suas limitações, você sabe o que você pode controlar ou não...

"Tá, pensei, qual o propósito? Me martirizar com minhas dores? Descobrir minha incapacidade de não poder controlar algumas coisas?" Não.. não! Eu quero que você, leitor, entenda que existe muitas coisas que podemos melhorar. Umas, podemos evoluir em nós. Outras, podemos modificar nas pessoas através do que fazemos. Estas coisas são tudo aquilo que podemos controlar. Mas, eu quero atentar agora não só para as coisas que podemos fazer e a capacidade que temos de tornar tudo melhor... Eu quero te mostrar que depois de feito este exercício, existe uma listagem de coisas que você não pode controlar, e dói... Mas, por que você deixa doer tanto? Por que nos preocupamos tanto com algo que não temos o controle? Por que deixamos nos travar com aquilo que sabemos que não depende apenas de nós? Por que deixamos de viver coisas novas presos ainda em coisas que nos sufocam (mas que não temos o controle)? Por quê? Por quê?
Nós - inclusive eu - precisamos entender que se não temos o controle não devemos deixar que isso nos trave. Afinal, não há o que fazer... e se parar pra pensar vai ver que depende de muitos outros... então, chega de carregar um fardo que você não tem controle. Chega de carregar "tijolos" por onde quer que você for. "Isso" não deve te travar. "Isso" não deve me travar. "Isso" não depende mais de nós... E se é algo que não depende de nós deve ser algo que não tenha peso sobre nós.
Não escolha "viver" uma vida inteira carregando consigo problemas que você não pode controlar. Isso é desgastante, é injusto, é perca de energia... Nós merecemos mais e quando tivermos essa consciência o mundo vai colocar no lugar tudo aquilo que deixamos no caminho. Existem coisas, leitor, que o tempo não pode resolver enquanto você não abandonar. Escolha minimizar tudo aquilo que você não pode controlar...

Matheus Araujo Dias

3 comentários:

  1. Perfeito! Simplesmente perfeito! Não tem como explicar a perfeição desse texto.. Você toca as pessoas com seus textos não só esse como outros textos que você tem que emocionam e que deixam as pessoas pensativas, como já tinha dito simplesmente perfeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoraria que você se identificasse para eu lhe responder de uma maneira melhor, mas, de qualquer forma eu super agradeço pelo incentivo e por se autorizar refletir. Eu fico muito feliz com comentários como o seu, e confesso, que além de poder escrever é uma satisfação enorme ver que de alguma forma os resultados positivos se estendem na vida dos leitores! Muitíssimo obrigado!

      Excluir
    2. Como um boa anônima ficarei muito feliz se você continuar escrevendo textos maravilhosos como esse... Seus textos me emocionam e tenho certeza que emocionam muitos dos seus leitores... Parabéns pelo seu blog e por esse dom maravilhoso!

      Excluir